Auto motivação e Desenvolvimento Pessoal

As causas da motivação individual (ou auto motivação) foram objeto de muita especulação ao longo do tempo. Porém, o sensacional livro Motivação 3.0, do renomado Daniel Pink, revolucionou o entendimento dos fatores que nos motivam.

As pesquisas do autor revelaram que a principal variável que nos motiva é o propósito. Muito mais do que recompensas, sejam elas financeiras ou de qualquer outro tipo. O que cada um de nós mais busca, ainda que inconscientemente, é estar engajado em um propósito maior.

Isso dá sentido às nossas ações, e preenche um vazio que, em graus variados, todos possuímos.

Outro livro com dicas mais práticas sobre auto motivação é o Motivação Instantânea, que você pode conferir logo abaixo.

 

O Desenvolvimento Pessoal passa pela Auto Motivação

O desenvolvimento pessoal de cada um de nós, isto é, o nosso desenvolvimento em cada uma das áreas de nossa vida, de cada um dos aspectos da nossa personalidade, passa, inexoravelmente pela auto motivação.

A auto motivação é o combustível que nos move em direção a qualquer objetivo. E ela quem nos tira de um estado letárgico e inerte, por exemplo.

Daí a importância de termos um propósito.

Quando entendemos que nos tornando uma pessoa melhor colaboramos mais para o desenvolvimento da sociedade, enxergamos um sentido maior (um propósito) para nos desenvolvermos a cada dia.

Para isso, é necessário um conjunto de valores claro. É preciso ter clareza, por exemplo, de que quanto mais desenvolvemos as nossas potencialidades, mais ajudamos no progresso da humanidade.

O contrário também é verdadeiro: se deixamos nossas potencialidades atrofiadas, isto é, se não nos lançamos no processo de desenvolvimento pessoal, acabamos ou por prejudicar o desenvolvimento da sociedade ou ao menos não ajudando tanto quanto poderíamos.

Motivação Externa x Auto Motivação

Assistir a uma palestra motivacional, ler um livro sobre motivação, escutar uma história inspiradora: tudo isso pode nos motivar.

Mas são fontes externas de motivação. E a motivação externa até funciona. Podemos ouvir uma música que eleve nosso ânimo, e esse é outro exemplo de motivação externa.

Porém, toda motivação externa dura pouco. Temos um pico de motivação, mas logo voltamos ao estado normal.

A auto motivação, ao contrário, é duradoura. Podemos nos manter o dia todo, todos os dias, motivados a realizar as ações que vão conduzir aos objetivos que almejamos. Para isso, porém, esses objetivos precisam ser claros em nossas mentes. E, além disso, precisam estar alinhados a um propósito maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *