Caminho de Santiago: Obrigatório para Aventureiros

caminho-de-santiago

Se tem uma coisa que é obrigatória na lista de coisas a serem feitas para quem tem o espírito aventureiro é o Caminho de Santiago.

Santiago de Compostela, na Espanha, é o destino de várias rotas trilhadas por aventureiros em longas caminhadas.

O caminho mais comum é percorrido da França, com início em Saint-Jean-Pied-de-Port, e tem cerca de 800 km até Santiago. Além desse, há diversos outros caminhos que afluem à Santiago, partindo de toda a Europa.

A peregrinação à Santiago de Compostela já possui tradição milenar, tendo início na Idade Média. A motivação inicial da maior parte dos peregrinos era de cunho religioso.

Hoje em dia, porém, percorrer o Caminho de Santiago tem uma conotação mais aventureira.

Infraestrutura do Caminho de Santiago

Apesar de ser uma grande aventura, percorrer o Caminho de Santiago não precisa ser sacrificante.

Os caminhos que levam à Santiago são bem cuidados, e há uma série de albergues para os aventureiros se hospedarem ao longo da jornada. Muitos desses albergues são gratuitos.

Os caminhos podem ser percorridos a pé, de bicicleta e até mesmo à cavalo. Embora o mais comum seja trilhá-lo a pé.

A segurança – grande preocupação em especial dos brasileiros – também é muito boa. Para percorrer o Caminho de Santiago é necessária uma credencial. Essa credencial é carimbada ao longo do percurso, inclusive nos albergues, que podem retê-la caso o peregrino tenha mau comportamento.

Isso ajuda que se mantenha a segurança e a ordem.

Nos albergues os peregrinos, além de se alojarem, têm acesso à alimentação e podem repor os seus mantimentos.

Experiências em Santiago

Além da conotação religiosa que possuía no passado e do caráter aventureiro que possui hoje em dia, o Caminho de Santiago também suscita experiências místicas.

Esse caráter místico ficou evidenciado principalmente através do livro O Diário de um Mago, do escritor Paulo Coelho.

Seja como for, a experiência de percorrer ao menos um dos Caminhos de Santiago é obrigatória para os aventureiros. Seja pela tradição, caráter religioso, místico ou pela simples aventura.

A beleza das paisagens e a experiência de caminhar por quilômetros a fio nos leva para um outro estado, muito diferente do dia a dia. E isso pode ser transformador. Vale muito a pena. E, como todos que passaram pela experiência, recomendo!

 Para mais informações, confira o vídeo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *